O ano era 2013 e fizemos contato com a Coral Cerveja para postarmos uma matéria em nosso portal. Acompanhe abaixo:
Em 1872, Henry Price Miles, um britânico que desde criança se radicou na Madeira fundou a “Atlantic Brewery”, a primeira fábrica em Portugal a produzir cerveja em moldes industriais. Na época, poucos madeirenses conheciam a bebida. Para convencer as pessoas de que esta bebida era de boa qualidade, a família Miles resolveu oferecer pelas ruas do Funchal garrafas de cerveja transportadas em cestos de vindima. Inicialmente conhecida por “ale”, só quando o seu consumo se generalizou, é que a cerveja passou a denominar-se “beer”, como é vulgarmente apelidada hoje em dia pelos ingleses.
Sessenta e dois anos depois, em 1934, foi constituída a sociedade Empresa de Cervejas da Madeira, como resultado da fusão das várias fábricas existentes na região. Desde então tem crescido exponencialmente, destacando-se como a maior unidade industrial do arquipélago que produz e distribui produtos de elevada qualidade, sendo certificada pelas normas nacionais e europeias (ISO 9001 e ISO 14001). Fabrica, comercializa e distribui marcas próprias de cervejas, refrigerantes e águas, representando ainda marcas prestigiadas noutras categorias (espirituosas, vinhos, sumos e néctares, águas, leites, azeites, vinagres e molhos). Fazendo parte do universo do Grupo Pestana (desde 2004), maior grupo hoteleiro português já com forte investimento internacional, a qualidade e garantia das marcas da ECM decorrem de uma longa experiência fabril dos seus fundadores, com mais de 130 anos.
A ECM assumiu-se sempre como empresa regional, tendo contudo uma postura de abertura na perspectiva de acompanhar a evolução do mercado apostando especialmente na qualidade, no serviço, na rapidez de resposta e na pró-actividade.
Com uma equipa de cerca de 340 colaboradores, serve aproximadamente 3500 clientes e tem uma cobertura de 100% dos pontos de venda da Região. Para corresponder às necessidades dos seus clientes, a ECM proporciona um sistema de pré-venda com entrega em 24 horas tendo a maior força de vendas no sector na Região, um serviço de televenda e uma Linha Verde ao serviço do cliente, o que lhe confere também uma grande capacidade de implementação de promoções e acções de marketing na totalidade das lojas.
Mais recentemente a ECM tem vindo a desenvolver esforços para que os seus produtos estejam à disposição das comunidades portuguesas em todo o mundo. Sendo a mobilidade uma característica da população madeirense, estima-se que actualmente existam cerca de 1 milhão de madeirenses espalhados pelo mundo, com a tradição de preferência pelos produtos da ECM.
Em Fevereiro de 2009, a ECM fechou um acordo com a Sumol-Compal para a produção, distribuição e comercialização das marcas Pepsi, 7Up e Lipton na ilha da Madeira e no Porto Santo. Este acordo deverá significar um aumento de 10% no volume de negócios da ECM, a qual havia terminado o ano de 2008 com um volume de negócios de 53 milhões de euros.
O acordo tem como objectivo reforçar a presença da Sumol-Compal no mercado madeirense e deverá representar um volume de produtos na ordem dos quatro milhões de litros anuais. A ECM terminou o ano de 2008 com uma produção de cerca de 35 milhões de litros.
O acordo foi celebrado pelos líderes executivos de ambas as empresas, Miguel de Sousa por parte da ECM e Duarte Pinto pela Sumol-Compal. Estiveram ainda presentes os presidentes do Grupo Pestana, Dionísio Pestana, e do Grupo Sumol-Compal, António Sérgio Eusébio.
O Departamento de Mercados Externos tem desenvolvido esforços para que os produtos da Empresa de Cervejas da Madeira estejam à disposição das comunidades portuguesas no Continente e em todo o mundo, marcando já uma presença mais vincada junto das comunidades de Inglaterra, Austrália e Angola.
Patrocina e organiza vários eventos, a empresa madeirense procura reinventar-se constantemente, para estar cada vez mais próxima dos consumidores.
Estão presentes também em São Tomé e Príncipe, ex-colónia portuguesa, com fortes ligações ao nosso país, à nossa cultura. Neste caso, os primeiros produtos da marca enviados para aquela região foram a cerveja Coral e refrigerantes Brisa, nos sabores Maracujá, Maçã, Limonada e Laranja.
Até ao momento a ECM conta com 135 medalhas atribuídas pela Monde Selection, sendo 80 de Ouro e 33 de Grande Ouro. As bebidas com maior número de medalhas são a Coral Branca com 20 e a Brisa Maracujá com 19.
Este concurso atribui prémios aos produtos que mais se destacam em termos de qualidade organoléptica, por comparação com outros produtos da mesma categoria. A selecção é feita por um júri de especialistas, nomeados pelos seus conhecimentos profissionais. O reconhecimento por parte desta instituição constitui assim uma indiscutível garantia de qualidade para os consumidores.
Medalhas Monde Selection Produtos ECM
Até ao momento a ECM conta com 135 medalhas atribuídas pela Monde Selection, sendo 80 de Ouro e 33 de Grande Ouro. As bebidas com maior número de medalhas são a Coral Branca com 20 e a Brisa Maracujá com 19.
Este concurso atribui prémios aos produtos que mais se destacam em termos de qualidade organoléptica, por comparação com outros produtos da mesma categoria. A selecção é feita por um júri de especialistas, nomeados pelos seus conhecimentos profissionais. O reconhecimento por parte desta instituição constitui assim uma indiscutível garantia de qualidade para os consumidores.
É uma cerveja do tipo “lager”, fabricada a partir dos melhores maltes e lúpulos de origem checa, fermentada e amadurecida a baixas temperaturas.
As condições específicas e o rigoroso controlo na fabricação conferem-lhe características próprias como uma cor pálida dourada, um sabor limpo, suave e aromático, um corpo leve e um agradável aroma a flor de lúpulo.
As suas qualidades (leve, refrescante e agradável) tornam-na ideal para refrescar, matar a sede, consumir por prazer, e acompanhar os mais variados pratos como peixe e mariscos, carnes, aves, pasta, entre outros.
A Coral está disponível em embalagens reutilizáveis de 20 cl, 30 cl e 1lt e em embalagens sem retorno 33 cl (lata e garrafa), pack de seis de 33 cl em lata e garrafa. No Continente pode ser encontrada no Supermercado Sá do Campo Pequeno, nas lojas Carrefour a nível nacional e em algumas lojas do Grupo Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar).
Em Outubro de 2007, a Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) lança o “Coral em Casa”, um novo serviço que permite aos consumidores beber cerveja de pressão em casa. Para aderir é necessário que solicitem junto da empresa o equipamento necessário e os barris de cervejas.
Qualquer consumidor particular, ou seja, entidades que não sejam pontos de venda, pode solicitar um kit de copos de plástico, a instalação de uma máquina de extracção de cerveja e a entrega de barris de cerveja, refrigerantes e águas produzidas pela ECM. A recolha do equipamento compete à empresa bem como a disponibilização de assistência técnica.
Este serviço de momento está disponível apenas na Madeira, onde os pedidos devem ser efectuados pelo número 96 176 20 81 nos dias úteis, entre as 9h e as 18h.
1969 – Nasce a marca Coral apresentando-se nas versões branca e tónica
1974 – Lançamento das capacidades 0,20 lt e 1 lt reutilizável
1981 – Início da produção em barril (30 lts)
1984 – Conquista da primeira Medalha de Ouro no concurso “Monde Selection”
1985/86 – Comercialização nas capacidades 0,25 lt e 0,33 lt não reutilizável
1999 – Lançamento do actual logótipo e imagem da Coral
2002 – Lançamento da nova garrafa 0,33 lt não reutilizável long neck. Lançamento do 6-pack lata.
2004 – Inicio do Projecto Exportação
2007 – ECM lança o serviço Coral em Casa
2008 – Lançamento Coral Clássica e Coral Pequena (20 cl)
É uma cerveja fabricada a partir dos melhores maltes, incluindo malte fumado (utilizado na produção de whisky), e lúpulos de origem checa, fermentada e amadurecida a baixas temperaturas. Tem uma cor arruivada, um sabor rico em aromas suaves provenientes do malte e da flor do lúpulo, e um corpo médio. As suas qualidades (mais aromática e mais encorpada) tornam-na ideal para consumir por prazer, e acompanhar os mais variados pratos e também para o consumo noturno. A Coral Clássica destina-se a satisfazer consumidores que querem uma alternativa e complemento à Coral Branca, já que se trata de uma cerveja com um maior teor de alcoól (5,5% de álcool). Foi desenvolvida na própria ECM ao longo de 15 meses.