Cervejaria Colorado conquista mundo gourmet com chope e cervejas especiais.

De todas as bebidas, nenhuma veio a sofrer tanto com a massificação e padronização dos meios de produção quanto à cerveja. Na verdade, o mundo sempre soube que a cerveja é uma bebida nobre. Com uma história tão antiga e tradicional quanto a do vinho, só agora vem despertando o interesse de degustadores de paladar aguçado e resgatando sua verdadeira origem. Atualmente, algumas das melhores cervejas são produzidas em pequenas microcervejarias, uma opção privilegiada para quem gosta de cerveja mais elaborada ou de um chope com notável sabor diferenciado. A prova viva desse crescimento é refletida na multiplicação de pequenos estabelecimentos cervejeiros e rótulos especiais por todo o País. A Cervejaria Colorado, do empresário carioca Marcelo Carneiro da Rocha, é um bom exemplo disso. Em 1995 ele montou sua própria microcervejaria na “Capital do Chope” - leia-se Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, onde produz quatro tipos de chopes e cervejas gourmet, todos com toques marcantes de brasilidade: Colorado Cauim (Pilsen com Mandioca), Colorado Appia (Weiss com Mel), Colorado Indica (India Pale Ale com Rapadura) e Colorado Demoiselle (Porter com Café). O empresário explica que as pequenas cervejarias podem mais facilmente se devotar a estilos clássicos, bem como também à invenção de novos estilos de cervejas. “Enquanto as cervejas populares assemelham-se em sabor, aroma e cor, as cervejas especiais diferenciam-se por sua liberdade de estilo, receita personalizada e qualidade das matérias-primas”.

Fora os ingredientes da receita básica da cerveja, que leva Malte, Levedura, Lúpulo e Água, as microcervejarias arriscam saborosas combinações com ervas, frutas, outros cereais e especiarias, além de poderem diferenciar-se em tempo de cozimento, nível de fermentação e produção de um alimento mais natural, sem conservantes. Os chopes e cervejas gourmet da Cervejaria Colorado são elaborados com a mais pura água do Aqüífero Guarani.

A fórmula de sucesso leva ainda malte selecionado, lúpulo tcheco, fermento especial e uma “pitadinha” de criatividade no processo de elaboração. Um tempo há mais de fermentação e maturação, em média 28 dias, uma combinação exclusiva de matérias-primas e está impressa a diferença entre os quatro tipos de produtos que compõem o portfólio produzido pela microcervejaria.

Os produtos Cauim, Appia, Indica e Demoiselle Colorado já estão em cartaz por todo o Brasil. São encontrados nas grandes redes como Pão de Açúcar e outras redes de supermercados locais e centenas de bares, restaurantes, armazéns, empórios e lojas especializadas em bebidas e presentes. Para saber sobre mais Pontos de Vendas onde a Colorado também é distribuída, acesse www.cervejariacolorado.com.br/onde_encontro.php


Cervejania.Com agradece a Cervejaria Colorado pela matéria e fotos cedidas. Contato: crisbielecki@uol.com.br e Site:www.cervejariacolorado.com.br/

 

 

 

As Cervejas mais antigas da Cervejaria Colorado

Colorado Cauim – a tradicional cerveja Pilsen da Colorado diferencia-se das demais por acrescentar Mandioca à sua composição. O processo de fabricação da Colorado Cauim leva em média 28 dias e utiliza como matérias-prima água, fermento alemão, malte importado, lúpulo tcheco e fécula de mandioca. O resultado é um produto com baixa fermentação, de sabor leve e suave com teor alcoólico em 4,0%. A Pilsen Colorado foi eleita pelo Caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, como a segunda melhor cerveja Pilsen do país, em maio de 2008

Colorado Appia – fabricada desde 1997, atualmente é a mais consumida entre as fabricadas pela Cervejaria Colorado e vem conquistando cada vez mais apreciadores em todo o mundo. Sua composição é feita basicamente de água, cevada, trigo maltado, lúpulo e fermento ingleses, com processo de fabricação médio de 28 dias. Tem sabor levemente adocicado, por receber Mel de Laranjeira em sua composição, liberando um aroma cativante. Não é filtrada, por isso tem aspecto opaco, e apresenta 5,5% de teor alcoólico.

Colorado Indica - essa é uma cerveja tradicional da escola inglesa, mais conhecida como IPA – India Pale Ale, criada em 1752 para atender ao consumo do exército britânico durante suas longas viagens de guerra. Seu teor alcoólico e seu amargor são mais expressivos e funcionam como conservantes naturais. A cerveja Colorado Indica possui 7% de teor alcoólico. É composta por lúpulo inglês, malte convencional e tostado, o que justifica seu amargor e sua pigmentação mais escura. Seu processo de fabricação dura em média 28 dias. A bebida acompanha muito bem pratos fortes, como mariscos e caças. Seu sabor característico fez com que esse produto Colorado conquistasse três estrelas no guia de cervejas Pocket Beer Book, do inglês Michael Jackson, o maior especialista em bebidas de malte do mundo, também foi aclamada como “Cerveja do Ano” de 2007 pela revista Prazeres da Mesa, foi citada entre as 10 melhores cervejas especiais encontradas no país, entre nacionais e importadas como a Deus, Chimay, Guinness e outras, pela revista Veja edição de 16/09/09 e marcou presença entre as 4 melhores do Brasil em matéria veiculada pela revista Exame edição de 30/12/2009.

Colorado Demoiselle - cerveja escura como a noite, que leva café na sua formulação. Essa cerveja Porter é feita com maltes importados da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana. O café é comprado direto do produtor, moído e torrado com rigoroso critério e macerado em água fria para só então ser adicionado ao mosto cervejeiro, evitando desta forma que o café perca seu maravilhoso aroma. O nome Demoiselle é uma singela homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto. O aeroplano Demoiselle criado por Santos Dumont em 1907 é até hoje um ícone de estilo e simplicidade, assim como a Demoiselle Colorado, uma cerveja elegante e simples para ser degustada com pratos defumados ou mesmo uma sobremesa de chocolate. A cerveja Colorado Demoiselle conquistou medalha de ouro no European Beer Star 2008, na categoria porter, vencendo importantes e conhecidas marcas européias nesta prestigiada categoria inglesa. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu em novembro, durante a BRAU Beviale Fair, em Nuremberg, na Alemanha. Em 2008 a Demoiselle foi eleita “Cerveja do Ano” pela revista Prazeres da Mesa.

 

 

 

Cervejania.com - todos os direitos reservados- 2011 - São Paulo - SP/Política de privacidade