Por: Tchesco:
Conhecer as Cervejarias Belgas é poder reviver uma história medieval, passando pelas duas Guerras Mundiais, até a grande tecnologia da criação dos dutos de cervejas na Cidade de Brugse. Com tantos séculos de produção cervejeira, realmente a Bélgica é uma grande escola de cerveja! Prepare-se para viajar no tempo e leia esta matéria incrível que preparamos para você!
CERVEJARIA BRUGSE ZOT
A lenda do Brugse louco
A história da Brugse Zot, ou o tolo de Brugse, tem as suas raízes na lenda medieval sobre a figura do imperador Maximiliano I de Habsburgo. Em 1482, após a morte de sua esposa Maria de Borgonha, Maximiliano assume o poder dos Países Baixos. Quando, na primavera de 1448 Maximiliano foi para Brugse controlar uma revolta e os habitantes fazem de seu rei, um prisioneiro. Uma vez em liberdade, Maximiliano implementa a sua vingança. Para apaziguar a ira do soberano, o povo de Brugse organizou uma grande festa em sua honra. Após a celebração, o povo pedi permissão para reorganizar os mercados anuais e para construir um novo hospital psiquiátrico. A resposta de Maximiliano? 'Feche todas as portas em Brugse e você terá sua casa de loucos!'
Desde então, o apelido dos habitantes de Brugse é "Brugse Zotten" ou as pessoas loucas de Brugse e a lenda é agora parte da história da cidade. Lançando no mercado a cerveja "Brugse Zot ', a cervejaria Halvemaan, aos habitantes de Brugse, lembrando-lhes desta história
Brugse Zot
Brugse Zot é uma bela cerveja blond-ouro obtido seguindo um método único de preparação e respeito pela tradição. A cerveja é também produzido numa variante escuro que é chamado Brugse Zot Dubbel, uma cerveja ligeiramente mais forte, equipado com notas autênticas de amargo. De Halve Maan também produz cerveja sazonal Brugse Bok, uma cerveja com uma cor âmbar, com um aroma cheio através do uso de variedades de malte torrado
Curiosidades: A cervejaria Brugse possui um cervejaduto, inaugurado em setembro de 2016. É o primeiro duto de cerveja no mundo! Este projeto custou aproximadamente US$ 4,5 milhões. A idéia dos dutos foi uma saída para reduzir os gastos com transportes e preservar o patrimônio Histórico.
CERVEJARIA VERHAEGHE
A cervejaria Verhaeghe já mostrou uma grande atividade comercial no período anterior às 2 grandes guerras Munidal. Foi fundada por Paul Verhaeghe em 1892 .Através de uma linha férrea que ligava Vichte a Bruxelas, a cervejaria Verhaeghe conseguiu vender uma parte significativa da sua produção no mercado de Bruxelas.
No início da primeira guerra mundial, Paul Verhaeghe respondeu ao apelo do governo belga para resistir economicamente à ocupação alemã, interrompendo a produção. A recusa da fabricação de cerveja durante a guerra foi respondida por sua vez pelos alemães pelo desmantelamento da cervejaria. Após quatro anos de inatividade, a cervejaria perdeu todos os seus clientes em Bruxelas. As primeiras cervejas de baixa fermentação da cervejaria datam deste período.
Atualmente, a cervejaria Verhaeghe se sente confirmada em sua escolha anterior: um pouco menos, mas melhor. Não só na Bélgica, mas também muito fora das fronteiras belgas, o consumidor prefere cada vez mais cervejas de alta qualidade com uma identidade única. O sucesso comercial da cerveja Duquesa da Borgonha é a melhor prova: A Duquesa da Borgonha é um castanho-avermelhado da Flandres Ocidental, amadurecido em cascos de carvalho e é fabricado de acordo com um método antigo que está geograficamente ligado com o sudoeste da Província de Flandres Ocidental.
Maria, Duquesa da Borgonha
Duchesse de Bourgogne foi uma mulher de temperamento forte e decidida. Foi casada com Maximiliano I de Habsburgo. Tinha uma grande paixão por caça. Um dia saiu para caçar nas proximidades da cidade de Brugse. Era dia 27 de março de 1482, quando o cavalo da duquesa se descontrolou e a fez embater com força em uma árvore. Pouco tempo depois, havia falecido. Tinha 25 anos de idade.
A cervejaria Verhaeghe-Vichte produz esta cerveja, em homenagem a Duquesa da Borgonha, desde 1885. Envelhecida 18 meses em barris de Carvalho.
O que as cervejas Belgas possuem diferentes das demais?
É uma verdadeira experiência de sabores. Os Belgas em suas receitas encorporam o Malte, inserem açúcares na fervura, junto com especiarias do tipo: pimenta branca, vermelha. Não utilizam somente a água, o malte e o lúpulo; estas cervejas são fortes e possuem aromas marcantes.(Mais adiante, faremos uma matéria sobre estas cervejas em Degusta-Me! e também no canal do youtube: tchescoNapolis - Abaixo, foto das cervejas Belgas algumas facilmente encontradas em redes de supermercados Brasileiros, outras em Empório especial de Cervejas - Foto: Tchesco)