Quem é Rogério Sventkauskas?
 
 


As magníficas cervejas da Gandras Alus são produzidas na Capital de São Paulo. O seu idealizador Rogério Sventkauskas é um cervejeiro caseiro paulistano de origem Lituana, que começou a sua leva em 2010, onde criou a Gandras Alus Cerveja Artesanal, e também é sommelier em cervejas graduado pelo SENAC Doemens, em agosto de 2011.


Em dezembro de 2010 realizou a primeira brassagem com uma hefe-weizen, uma receita bem básica para começar a se familiarizar com as panelas. "Após quatro semanas pude abrir a minha tão sonhada primeira garrafa e escutar o famoso “tsssiii” e ver aquela espuma no copo, foi “lamentável”, pois a partir desse momento eu entrei num mundo que agora não tem mais volta", comenta Rogério.


Foram feitas uma média de 25 Brassagens a produção mais destacadas são a Baltic Porter, cujo estilo é da região dos países bálticos (bem apreciado na Lituânia) e ainda é inserida raiz de alcaçuz para reforçar o amargor desse estilo e a Witbeer, que apesar do estilo ser belga também é muito apreciado na Lituânia pois harmoniza perfeitamente com os marinados lituanos devido as suas notas cítricas já que essa cerveja é temperada com semente de coentro e casca de laranja.


A Gandras Alus é muito procurada pelos membros da comunidade lituana que se concentram em sua grande maioria na Vila Zelina*, onde há um projeto de tematização para fazer parte da rota turística de São Paulo assim como o bairro da Liberdade são para os japoneses


Cervejania.Com teve o prazer de participar de uma brassagem da Gandras Alus em Outubro de 2011. Fizemos uma matéria sobre as cevas de Rogério. Confira no link Degusta-Me!

 
 
Rogério Sventkauskas e a Gandras Alus
Foto: Danielly Danny

 

A Origem do nome Gandras Alus

Alus ,em Lituano, significa cerveja e Gandras é baseado em uma lenda existente na Lituânia. A lenda menciona a cegonha que é uma das aves símbolos do país. Baseia-se em quando você está de passagem nos ambientes bucólicos da Lituânia e encontra os ninhos das cegonhas sobre as árvores. Se você encontrar a cegonha parada no ninho cuidando dos filhotes, menciona que sua vida continuará na mesma. Caso você encontre a cegonha voando e chegando no ninho, sua vida que estava prosperando começará a se estacionar agora. E por final se você encontrar a cegonha levantando vôo e saindo do ninho, menciona que sua vida daqui pra frente terá muita prosperidade!!
Prosperidade a todos!

 
Cervejania.Com agradece a Rogério Sventkauskaspelas informações e foto, de Danielly Danny, contidas nesta matéria! Salute!
 
* Vila Zelina é um bairro da Capital de São Paulo que foi fundada por Imigrantes Lituanos e Russos na década de 20.