Entre Umas e Todas - O Livro das Cevas!

 

 

Hilário, descontraído e didático, esta é a imagem do Mestre Cervejeiro Jaime Pereira Filho, autor do livro Entre umas e todas, da editora Aegis. A obra são as aulas que o Mestre realiza no Bar Pier 1327, Vila Mariana, São Paulo - Capital e deram origem ao livro. Recomendado a todos os Cervejeiros Caseiros iniciantes que nunca realizaram uma brassagem, aos Cervejeiros Caseiros que também já possuem caminhada e aos amantes da cerveja que queiram ver como se faz uma cerveja.

O Livro

O livro tem uma linguagem fácil, ilustrado e ,ao longo da leitura, o leitor faz também "uma viagem ao tempo" da história da Cerveja, como por exemplo, na Alemanha, quando uma mulher se casava, ela tinha que saber fazer pão e cerveja

entre outros assuntos interessantes sobre este líquido milenar. E é um verdadeiro passo a passo na produção da cerveja, que explica desde a moagem do malte, a brassagem, a fervura, fermentação e envase das garrafas. Tudo bem simples e explicado.


"A ciência do Futuro" ou a Bierlogia, segundo Jaime, envolverá outras ciências como a filosofia, biologia, astronomia, direito e até mesmo a física nuclear, entre outras ciências mencionadas no livro tudo a favor da cerveja.
Antes de fazer a tua ceva, seja qual for o estilo, dê uma lida no livro.

A Aula - por Tchesco

A partir da leitura do livro, eu fiquei interessado em assistir a uma aula do Jaime. Entrei em contato com o Mestre e fui até o Bar Pier 1327.

Entre Umas e Todas poder ser comprado diretamente no bar Pier 1327.

Há princípio temos uma aula teórica, pela manhã, onde são explicados todo o processo que realizaremos durante a brassagem. No mesmo dia fazemos dois tipos de cervejas, uma com o malte a ser moído e a outras com extrato de malte ( um processo mais rápido de se fazer cerveja). A explicação é detalhada em cada etapa.

Com muita discontração do Mestre Jaime, a aula fica mais divertida e aprendemos mais. Lembre-se tenha bom senso de humor e participe numa boa das aulas, todas as tuas dúvidas serão exclarecidas. Nesta aula fizemos uma Pale Ale, com Extrato de Malte, e uma Stout, no processo de moagem de grãos.

Desde às 10:00 horas da manhã, falando sobre cerveja e cerveja, nossa produção terminou em torno de umas 18:00 horas. Este curso que fiz é o MBA.

Jaime explicando a Brassagem de uma Stout

O Bar - ( Informações extraída do site do Pier)

Com proposta inovadora, o PIER 1327 BEER & WINE oferece o que há de melhor em vinhos e cervejas, além de uma cozinha contemporânea servindo petiscos, porções e pratos, de Bruschettas a Tábuas de Queijos, de Massas a Moquecas.

Possui 115 rótulos em sua carta de cervejas, além do chopp HEINEKEN.

Cursos - ( Informações extraída do site do Pier)

Workshop de Cerveja
Capacita profissionais da área ou apreciadores, a raciocinar esta complexa e ao mesmo tempo simples bebida, a partir de 9 fundamentos.

Mestre Cervejeiro
Capacita profissionais da área ou apreciadores a não somente fazer cerveja domesticamente, mas também formar verdadeiros “Mestres Cervejeiros”.

MBA do Pier 1327
Curso completo, contemplando técnicas tradicional e moderna de produção, produzindo simultaneamente uma cerveja com malte e outra com extrato de malte.

Informações mais detalhadas sobre os cursos e o bar, acesse o site Pier 1327

Cervejania.Com agradece a Jaime Pereira Filho, Mestre Cervejeiro, por tirar várias dúvidas sobre Cervejas Artesanais, verdadeiras obras de arte e as melhores. A aula foi realizada em um sábado, 02 de Março de 2013. Salute! Fotos Tchesco
Extrato da Pale Ale sendo aquecida.
Filtragem do Bagaço

M.M.D.Cerveja

No dia 09 de julho de 2015 foi uma verdadeira viagem para história cervejeira. Poucos foram os escolhidos para esta façanha! O mestre nos convidou a fazer cerveja a moda da época de Cristo. Nada de tecnologia, nada de equipamentos inovados...apenas a arte de produzir a cerveja, como os antigos produziam.


O dia foi marcado por ciência, força braçal, inteligência e criatividade. Os apóstolos do Mestre beberam e zombaram muito.O bullying do Mestre estava presente a todo o momento. Assim nascia a nova cerveja Viena!


Durante a produção, tomamos a ceva envelhecida do Jaime com 5 anos de idade e foi aberta com um sabre.


Desde as 13:00 estávamos aprendendo a amar mais ainda a cerveja, a nossa sempre amiga nos copos!


Registrei para a prosperidade alguns momentos de nossa produção! Obrigado Mestre Jaime a nos ensinar que fazer cerveja não é um hobby, mas sim uma ciência, onde a gravidade, a latitude e a mística estão a nosso favor! Salute!

Fotos: Tchesco