A finalidade desse artigo não é técnica, mas sim para contar um pouco como foi a primeira experiência de um cervejeiro artesanal e tentar assim incentivar um pouco outros possíveis cervejeiros.
 
 
 
Olá você apaixonado por cerveja que está lendo esse artigo, assim como você sou um apaixonado por cerveja de qualidade, sigo o pensamento "beba menos, beba melhor" e pensando resolvi estudar a cultura cervejeira e me deparei com um mundo rico em cultura, estilos, paladares, um mundo surpreendente que hoje me permite estar aqui tentando passar um pouco sobre uma pequena parte desse rico universo...

Quem sou eu?
Como disse um apaixonado por cerveja, uma paixão que transformei em projeto de Faculdade. ( eu estudo TI, mas quando o professor nos passou o projeto de criar uma empresa pediu para falar sobre algo que a gente gostasse, eu logo pensei "vou montar uma cervejaria") agora tento transformar esse projeto em realidade. Com isso em mente estudei e estudo tudo o que posso sobre essa rica arte de fazer cerveja e agora conto um pouco sobre esse começo, que estou tendo.

Após muito ler, pensar, analisar, debater com amigos, ouvir piadinhas e por aí vai, comprei um kit pra fazer cerveja artesanal e resolvi arriscar, comprei meu primeiro "Kit" de matéria prima pra fazer uma Trippel (ao invés de começar com algo simples, já vou complicando, hehe). Nessa hora tive meu primeiro problema, a geladeira que iria usar pra maturar quebrou, bem após muitas idas e vindas acabei comprando outra e pensei opa agora vai e foi... Rsrs, antes de mais nada, se você está pensando em fazer cerveja artesanal também, te digo algo muito importante, FAÇA, não tenha medo ou receio se vai dar certo ou não, pois mais importante que isso é que no seu "brewday" você vai reunir amigos em casa e se divertir muito...


Agora que já estava tudo certo, peguei o malte que veio no kit de matéria prima, ajustei o moinho e coloquei minha namorada pra moer, é claro, o que seria da cerveja se não fosse as mulheres? Rsrs brincadeiras a parte moemos o malte em um sábado a tarde e no domingo, finalmente, pude fazer minha primeira cerveja, um desastre... Eu tinha a intenção de fazer uma Trippel Belga, porém ela terminou com todas as propriedades alteradas, mas isso acontece na primeira né, espero não ter sido o único rsrs. Não estou aqui pra falar sobre todo processo que você leitor certamente conhece tanto quanto eu. Mas foi muito divertido fazer a brasagem, ficar com o braço dolorido de ficar mexendo o mosto, louco tentando controlar o fogo pra manter as temperaturas. Depois fizemos a filtragem e iniciamos a fervura onde adicionei mel demais, depois da fervura vi que tinha esquecido o gelo pra ajudar e resfriar o mosto e tentei ativar o fermento em um mosto muito quente ainda. Fora tudo isso foi tudo muito divertido rsrs

Não satisfeito com os imprevistos da minha primeira brasagem na semana seguinte comprei matéria prima pra segunda, dessa vez resolvi fazer uma IPA com receita montada na cabeça. Novamente foi muito divertido, dessa vez com total ajuda da minha namorada. Como fiz essa segunda utilizando extrato, o processo todo foi um pouco mais rápido, porém não menos prazeroso. O resultado obtido novamente não foi exatamente o esperado mais foi muito bom.

Então deixo algumas pequenas dicas pra você que também adora cerveja, coisas simples que todos já sabem, estude muito, leia artigos, fóruns, converse com amigos, tenha um programa pra te auxiliar nas receitas. Mas principalmente simplesmente faça, não tenha receio de tentar pois vale muito a pena, mesmo que seja apenas com Hobby. Pois existem apenas duas limitações quando o assunto é cerveja, a Lei de Pureza Alemã ou sua Criatividade.

Eu ainda busco um sonho de poder transformar esse Hobby em fonte única de renda, ter minha micro cervejaria, mas se não der certo, certamente o Hobby irá permanece e vou me divertir muito ainda fazendo minhas cervejas.

Caso queira alguma dica, ou simplesmente bater papo sobre cerveja ou outro assunto qualquer pode entrar em contato comigo.

Gregório Oliveira

Cel: 11 98412-9200

MSN: gregorio_oliveira@live.com

Google Plus: http://goo.gl/MCOip

Facebook: http://www.facebook.com/Alucynado

LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/gregoriooliveira

Blog: http://alucynado.multyply.com


Cervejania.Com agradece ao jovem Gregório Oliveira pelo depoimento e fotos cedidas nesta matéria.
Gregório fazendo brassagem.
foto: Gregório Oliveira
Circulação do Mosto
foto: Gregório Oliveira
Fervura
foto: Gregório Oliveira
Produção final
foto: Gregório Oliveira