Quem é Rogério Sventkauskas?

As magníficas cervejas da Gandras Alus são produzidas na Capital de São Paulo. O seu idealizador Rogério Sventkauskas é um cervejeiro caseiro paulistano de origem Lituana, que começou a sua leva em 2010, onde criou a Gandras Alus Cerveja Artesanal, e também é sommelier em cervejas graduado pelo SENAC Doemens, em agosto de 2011.

Em dezembro de 2010 realizou a primeira brassagem com uma hefe-weizen, uma receita bem básica para começar a se familiarizar com as panelas. "Após quatro semanas pude abrir a minha tão sonhada primeira garrafa e escutar o famoso “tsssiii” e ver aquela espuma no copo, foi “lamentável”, pois a partir desse momento eu entrei num mundo que agora não tem mais volta", comenta Rogério.

Foram feitas uma média de 25 Brassagens a produção mais destacadas são a Baltic Porter, cujo estilo é da região dos países bálticos (bem apreciado na Lituânia) e ainda é inserida raiz de alcaçuz para reforçar o amargor desse estilo e a Witbeer, que apesar do estilo ser belga também é muito apreciado na Lituânia pois harmoniza perfeitamente com os marinados lituanos devido as suas notas cítricas já que essa cerveja é temperada com semente de coentro e casca de laranja.

A Gandras Alus é muito procurada pelos membros da comunidade lituana que se concentram em sua grande maioria na Vila Zelina*, onde há um projeto de tematização para fazer parte da rota turística de São Paulo assim como o bairro da Liberdade são para os japoneses

Cervejania.Com teve o prazer de participar de uma brassagem da Gandras Alus em Outubro de 2011.

 

A Origem do nome Gandras Alus

Alus ,em Lituano, significa cerveja e Gandras é baseado em uma lenda existente na Lituânia. A lenda menciona a cegonha que é uma das aves símbolos do país. Baseia-se em quando você está de passagem nos ambientes bucólicos da Lituânia e encontra os ninhos das cegonhas sobre as árvores. Se você encontrar a cegonha parada no ninho cuidando dos filhotes, menciona que sua vida continuará na mesma. Caso você encontre a cegonha voando e chegando no ninho, sua vida que estava prosperando começará a se estacionar agora. E por final se você encontrar a cegonha levantando vôo e saindo do ninho, menciona que sua vida daqui pra frente terá muita prosperidade!!
Prosperidade a todos!


Cervejania.Com agradece a gentileza e o tempo em que esse cervejeiro dedicou a nossa reportagem. Foram 8 horas de produção e aprendizado. Suas cervejas são verdadeiras delíciaz, onde podemos encontrar aromas e sabores incríveis.Obrigado Rogério e um grande salute!


* Vila Zelina é um bairro da Capital de São Paulo que foi fundada por Imigrantes Lituanos e Russos na década de 20.

Cervejas produzidas por Rogério

As cervejas caseiras de Rogério Sventkauskas, idealizador da Gandras Alus, tem um aspecto personal.izado e marcante. Foram degustadas 4 tipos de cevas: WitBrazilian Nut Brown AleBrown Ale Cravo e CanelaBaltic Porter. Ao abrir cada garrafa, sentia-se um aroma agradável de cerveja encorpada e suas respectivas notas. No copo, a formação da espuma e a durabilidade dela. E finalmente o copo na boca com boa drinkability, que nos convidava a repetir mais uma rodada! Abaixo, estão mais detalhes sobre a degustação realizada dia 16 de Outubro de 2011.

Wit: De cor dourada, com espuma cremosa e branca, possui um bom equilíbrio entre o malte e lúpulo. Aromas cítricos com presença de coentro e casca de laranja. Corpo médio-baixo com alto drinkability. ABV 4,5%

Brazilian Nut Brown Ale: Corpo médio, boa formação de espuma e duração. Notas de torrefação de caramelo e chocolate. Final seco mas sem adstringência devido a presença de castanha do pará e castanha de caju na receita. ABV 5,0%

Brown Ale Cravo e Canela: Uma cerveja gourmet de corpo médio-alto, com aroma de cravo e canela. Notas de chocolate e caramelo. Ótima formação de espuma com grande durabilidade. Final adociado. ABV 6,5% .

Baltic Porter: Esta ceva se destacou: Corpo médio-alto, amarga e com notas de café, chocolate devido ao elevado grau de torrefação dos maltes e o alcaçuz que deu um verdadeiro "toque divino" ao amargor . ABV 8,0%

Cervejania.com - todos os direitos reservados- 2011 - São Paulo - SP/Política de privacidade