Tirinha extraída do site: http://www.vovochopao.com.br/tirinhas/ com permissão do autor.
 
 
 
Quem já visitou a Oktoberfest conhece o Vovô Chopão. Aqui vai um pouco da história deste ilustre personagem que diverte tanto as crianças como os adultos!
Em 1984 o já conhecido personagem Vovô Chopão foi oficialmente convidado para divulgar a Oktoberfest de Blumenau.
Lá estava o personagem nos cartazes, folhetos, programas, selos, decoração, jornais, revistas, VTs, placas indicativas e ao vivo nos desfiles, pelo Brasil e países da América Latina, numa incansável dedicação, levando a todos a mensagem de alegria que só ele poderia transmitir com tanta propriedade. A valorização e o respeito profissional atingiram um grau tão elevado que a importância do Vovô Chopão, como símbolo da festa e até da cidade, tem despertado a admiração da imprensa nacional e o interesse de grandes empresas de todo o país em contratá-lo para participar de seus eventos empresariais.

Um pouco da História do Vovô Chopão
Na década de 70 surgiram os primeiros traço do personagem Vovô Chopão, que logo em seguida estaria rodeado por uma simpática família: a Vovó, seus netinhos: Chopinho, Sapeca e Crespinha; o cachorro Ressaca, o papagaio e outros. Criado para representar o que há de mais puro, Vovô Chopão muito rapidamente passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamentos, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas.
Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o Vovô Chopão ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. Hoje, ao vivo ou no papel, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam a Oktoberfest em todo o território nacional.

Vovô Chopão também é lazer e cultura
Além de grande divulgador do turismo regional, o Vovô Chopão também tem participado de várias ações culturais e artísticas, emprestando a sua imagem para o desenvolvimento de material educativo. Entre eles o jogo “Memória Cultural” e os livretos “Museu da Família Colonial 40 anos” e “Biblioteca Municipal 50 anos”, elaborados com apoio da Fundação Cultural de Blumenau. Outros dois projetos mais antigos que também levam a marca Vovô Chopão são as cartilhas “Plano Diretor de Blumenau” e “Você Conhece a Água que Bebe?”. Com a participação da Vovó, o Vovô Chopão marca presença, ao vivo, em eventos culturais e festivos da nossa região e diverte o público em tirinhas semanais no Jornal de Santa Catarina todas as 2ª feiras.

 
O Criador
 
Há 32 anos, Luiz Cé, publicitário, nascido em Rio do Sul / SC, dava vida a um personagem que revolucionou a comunicação regional. Nascia assim, o Vovô Chopão. Profissional de propaganda desde 1974, Luiz Cé ganhou por três vezes o prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo e recebeu várias homenagens na Câmara dos Vereadores pela criação do personagem símbolo da Oktoberfest.
 

Notas de Cervejania.Com - por Tchesco:

Acompanho a Oktoberfest de Blumenau desde o final dos anos 80 e com certeza o Vovô Chopão está presente em todos os momentos da festa, seja em cartazes, nos canecos, camisetas, divertindo as crianças presentes no local e é impossivel não encontra-lo! Acessando o site: www.vovochopao.com.br, tu terás informações sobre o Vovô Chopão, acompanhar as tirinhas semanalmente e também ter notícias sobre Blumenau. Cervejania.Com agradece a Luiz Cé, por toda a atenção e as matérias, foto e tirinha cedida aqui nesta página. Muito Obrigado e sucesso! Salute!

 
Luiz Cé
Foto: Divulgação