Conhecer as Cervejarias Belgas é poder reviver uma história medieval, passando pelas duas Guerras Mundiais, até a grande tecnologia da criação dos dutos de cervejas na Cidade de Brugse. Com tantos séculos de produção cervejeira, realmente a Bélgica é uma grande escola de cerveja! Prepare-se para viajar no tempo e leia esta matéria incrível que preparamos para você!

CERVEJARIA BRUGSE ZOT
A lenda do Brugse louco
A história da Brugse Zot, ou o tolo de Brugse, tem as suas raízes na lenda medieval sobre a figura do imperador Maximiliano I de Habsburgo. Em 1482, após a morte de sua esposa Maria de Borgonha, Maximiliano assume o poder dos Países Baixos. Quando, na primavera de 1448 Maximiliano foi para Brugse controlar uma revolta e os habitantes fazem de seu rei, um prisioneiro. Uma vez em liberdade, Maximiliano implementa a sua vingança. Para apaziguar a ira do soberano, o povo de Brugse organizou uma grande festa em sua honra. Após a celebração, o povo pedi permissão para reorganizar os mercados anuais e para construir um novo hospital psiquiátrico. A resposta de Maximiliano? 'Feche todas as portas em Brugse e você terá sua casa de loucos!'


Desde então, o apelido dos habitantes de Brugse é "Brugse Zotten" ou as pessoas loucas de Brugse e a lenda é agora parte da história da cidade. Lançando no mercado a cerveja "Brugse Zot ', a cervejaria Halvemaan, aos habitantes de Brugse, lembrando-lhes desta história


A cerveja autêntica da cidade de Bruges!
Hoje em dia, Brugse Zot, juntamente com Straffe Hendrik, é a única cerveja fabricada no centro da cidade de Brugse. É uma cerveja natural que fornece, para uso exclusivo dos melhores ingredientes. A cervejaria De Halvemaan é, portanto, uma garantia de qualidade e excelente sabor.


Tipos de Cervejas:
Brugse Zot
Brugse Zot é uma bela cerveja blond-ouro obtido seguindo um método único de preparação e respeito pela tradição. A cerveja é também produzido numa variante escuro que é chamado Brugse Zot Dubbel, uma cerveja ligeiramente mais forte, equipado com notas autênticas de amargo. De Halve Maan também produz cerveja sazonal Brugse Bok, uma cerveja com uma cor âmbar, com um aroma cheio através do uso de variedades de malte torrado


Curiosidades: A cervejaria Brugse possui um cervejaduto, inaugurado em setembro de 2016. É o primeiro duto de cerveja no mundo! Este projeto custou aproximadamente US$ 4,5 milhões. A idéia dos dutos foi uma saída para reduzir os gastos com transportes e preservar o patrimônio Histórico.

 

 
 
 
 

 

CERVEJARIA VERHAEGHE

A cervejaria Verhaeghe já mostrou uma grande atividade comercial no período anterior às 2 grandes guerras Munidal. Foi fundada por Paul Verhaeghe em 1892 .Através de uma linha férrea que ligava Vichte a Bruxelas, a cervejaria Verhaeghe conseguiu vender uma parte significativa da sua produção no mercado de Bruxelas.

No início da primeira guerra mundial, Paul Verhaeghe respondeu ao apelo do governo belga para resistir economicamente à ocupação alemã, interrompendo a produção. A recusa da fabricação de cerveja durante a guerra foi respondida por sua vez pelos alemães pelo desmantelamento da cervejaria. Após quatro anos de inatividade, a cervejaria perdeu todos os seus clientes em Bruxelas. As primeiras cervejas de baixa fermentação da cervejaria datam deste período.

Atualmente, a cervejaria Verhaeghe se sente confirmada em sua escolha anterior: um pouco menos, mas melhor. Não só na Bélgica, mas também muito fora das fronteiras belgas, o consumidor prefere cada vez mais cervejas de alta qualidade com uma identidade única. O sucesso comercial da cerveja Duquesa da Borgonha é a melhor prova: A Duquesa da Borgonha é um castanho-avermelhado da Flandres Ocidental, amadurecido em cascos de carvalho e é fabricado de acordo com um método antigo que está geograficamente ligado com o sudoeste da Província de Flandres Ocidental.

Maria, Duquesa da Borgonha

Duchesse de Bourgogne foi uma mulher de temperamento forte e decidida. Foi casada com Maximiliano I de Habsburgo. Tinha uma grande paixão por caça. Um dia saiu para caçar nas proximidades da cidade de Brugse. Era dia 27 de março de 1482, quando o cavalo da duquesa se descontrolou e a fez embater com força em uma árvore. Pouco tempo depois, havia falecido. Tinha 25 anos de idade.

A cervejaria Verhaeghe-Vichte produz esta cerveja, em homenagem a Duquesa da Borgonha, desde 1885. Envelhecida 18 meses em barris de Carvalho.

O que as cervejas Belgas possuem diferentes das demais?

É uma verdadeira experiência de sabores. Os Belgas em suas receitas encorporam o Malte, inserem açúcares na fervura, junto com especiarias do tipo: pimenta branca, vermelha. Não utilizam somente a água, o malte e o lúpulo; estas cervejas são fortes e possuem aromas marcantes.(Mais adiante, faremos uma matéria sobre estas cervejas em Degusta-Me! e também no canal do youtube: tchescoNapolis - Abaixo, foto das cervejas Belgas algumas facilmente encontradas em redes de supermercados Brasileiros, outras em Empório especial de Cervejas - Foto: Tchesco)

CERVEJARIA DUVEL


Surgida em Breendonck, uma pequena aldeia ao norte da cidade de Bruxelas, em 1871, pelo casal Jan-Léonard Moortgat e Maria Hendrika De Block. Começava a surgir o estilo Belgian Golden Strong Ale.  No século XX esta também passou por dificuldades durante as guerras mundiais. Os  alemães haviam confiscados alguns bens da cervejaria. Após a II Guerra Mundial, a Duvel volta com força no mercado. O interessante é que nessa fase, estamos falando da terceira geração dos fundadores da cervejaria. Atualmente é uma cerveja preferida entre os cervejeiros, com presença em mais de 60 países inclusive no Brasil. O mais interessante também nessa cerveja são os cálices de Degustação, muito procurado pelos colecionadores de copos (Em breve teremos uma matéria exclusiva sobre os cálices da Duvel no Coleção do Tchesco).


CERVEJARIA STELLA ARTOIS


Facilmente encontrada em muitos supermercados no Brasil. Esta também tem uma história bem interessante, sua cerveja é encontrada desde 1366, sendo uma das mais antigas do mundo, no início a cervejaria era a Den Hoorn.Está localizada na cidade de Leuven, no interior da Bélgica. Em 1717, Sebastian Artois compra a cervejaria Den Hoorn. Somente  em 1926 surgue a marca Stela Artois, que tornou-se a cerveja símbolo da Bélgica. A partir dos anos 30, ela é lançada nos mercados europeus. Em 2005 é lançada pela Ambev na versão pressão aqui no Brasil. Hoje é encontrada em redes de supermercados na versão lata e Garrafa.


CERVEJARIA LEFFE


Outra cerveja popular que tem origem desde 1152, na Abadia de Notre Dame de Leffe, à beira do rio Meuse, na província de Namur, no sul da Bélgica.  Mas a Abadia sofreu várias intempéries, naturais e humanas, através dos anos: uma enchente em 1460; um incêndio em 1466; tropas a danificaram em 1735; e durante a Revolução Francesa, em 1794, os monges tiveram que abandoná-la. No iníco dos anos 30 a Abadia de Leffe foi declarada patrimonio histórico. Esta é uma cerveja fundada pelos monges da Abadia de Leffe. Encontrada facilmente em rede de super mercados e empórios de Cervejas.

 

CERVEJARIA HOEGAARDEN


A vila de Hoegaarden, próxima a Tienen, em Flanders, é considerada o berço da tradição belga de cervejas de trigo. Há registro da fabricação desta cerveja desde o século XIV. Hoegaarden é uma witbier, nome particular das cervejas de trigo da região belga, significa cerveja branca. Esta é bem refrescante e aromática.


 CERVEJARIA DELIRIUM TREMENS


O elefante rosa, mascote da cervejaria, surgido a partir da idéia de um delírio típico da abstinência alcoólica, com tremedeiras e alucinações. Surgida em 1906, Léon Huyghe chegou na cidade de Melle, na província de Flandres Oriental na Bélgica e começa o processo de industrialização. Mas com a I Guerra Mundial, os Alemães confiscam os tanques de brassagens que eram de cobre. Em 1998,  recebeu a medalha de ouro no World Beer Champioship em Chicago. Encontrada em rede de supermercados e empórios de Cervejas. Se você ver algum elefante rosa, controle-se , pois você precisa degustar esta cerveja incrível.

 

 

  Se você tiver mais sugestão sobre esta matéria, por gentileza, envie um e-mail para cervejania@cervejania.com que teremos o maior prazer em aumentar esta matéria. Se possuir imagem, colocaremos também o crédito em seu nome. O importante é, aos poucos, dar mais informações sobre estas cervejarias, curiosidades e outros assuntos. Esperamos por tu! Muito obrigado e Salute!