Foto: Divulgação
 
 

Cervejaria Colorado conquista mundo gourmet com chope e cervejas especiais.

De todas as bebidas, nenhuma veio a sofrer tanto com a massificação e padronização dos meios de produção quanto à cerveja. Na verdade, o mundo sempre soube que a cerveja é uma bebida nobre. Com uma história tão antiga e tradicional quanto a do vinho, só agora vem despertando o interesse de degustadores de paladar aguçado e resgatando sua verdadeira origem. Atualmente, algumas das melhores cervejas são produzidas em pequenas microcervejarias, uma opção privilegiada para quem gosta de cerveja mais elaborada ou de um chope com notável sabor diferenciado. A prova viva desse crescimento é refletida na multiplicação de pequenos estabelecimentos cervejeiros e rótulos especiais por todo o País. A Cervejaria Colorado, do empresário carioca Marcelo Carneiro da Rocha, é um bom exemplo disso. Em 1995 ele montou sua própria microcervejaria na “Capital do Chope” - leia-se Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, onde produz quatro tipos de chopes e cervejas gourmet, todos com toques marcantes de brasilidade: Colorado Cauim (Pilsen com Mandioca), Colorado Appia (Weiss com Mel), Colorado Indica (India Pale Ale com Rapadura) e Colorado Demoiselle (Porter com Café). O empresário explica que as pequenas cervejarias podem mais facilmente se devotar a estilos clássicos, bem como também à invenção de novos estilos de cervejas. “Enquanto as cervejas populares assemelham-se em sabor, aroma e cor, as cervejas especiais diferenciam-se por sua liberdade de estilo, receita personalizada e qualidade das matérias-primas”.

 
  Fora os ingredientes da receita básica da cerveja, que leva Malte, Levedura, Lúpulo e Água, as microcervejarias arriscam
 

saborosas combinações com ervas, frutas, outros cereais e especiarias, além de poderem diferenciar-se em tempo de cozimento, nível de fermentação e produção de um alimento mais natural, sem conservantes. Os chopes e cervejas gourmet da Cervejaria Colorado são elaborados com a mais pura água do Aqüífero Guarani.

A fórmula de sucesso leva ainda malte selecionado, lúpulo tcheco, fermento especial e uma “pitadinha” de criatividade no processo de elaboração. Um tempo há mais de fermentação e maturação, em média 28 dias, uma combinação exclusiva de matérias-primas e está impressa a diferença entre os quatro tipos de produtos que compõem o portfólio produzido pela microcervejaria.

Os produtos Cauim, Appia, Indica e Demoiselle Colorado já estão em cartaz por todo o Brasil. São encontrados nas grandes redes como Pão de Açúcar e outras redes de supermercados locais e centenas de bares, restaurantes, armazéns, empórios e lojas especializadas em bebidas e presentes. Para saber sobre mais Pontos de Vendas onde a Colorado também é distribuída, acesse www.cervejariacolorado.com.br/onde_encontro.php

 
Fachada da Cervejaria Colorado - Ribeirão Preto - SP
Foto: Divulgação

 

Cervejania.Com agradece a Cervejaria Colorado pela matéria e fotos cedidas.

Contato: crisbielecki@uol.com.br

Site:www.cervejariacolorado.com.br/

Vista dos Tanques
Fotos: Divulgação